Nossa história
O Programa Universidade Aberta à Pessoa idosa nasceu em 2011, na Faculdade Una de Contagem, como um projeto de extensão voltado para a oferta de cursos e oficinas para terceira idade. Devido à grande procura o Instituto Ânima propôs o projeto no edital de chamamento do Fundo Municipal do Idoso de Contagem, onde foi aprovado e iniciou em 2017, beneficiando 1.110 idosos. Em 2018, o projeto chegou em Belo Horizonte e beneficiou mais de 2. 510 idosos.
Além dos cursos e oficinas o programa desenvolve outras ações para o público idoso como consultorias e assessorias à Instituição de Longa Permanência de Idosos, diagnósticos de grupos de convivência de idosos e pesquisas sobre o perfil da população idosa. Até o momento aprovamos projetos em Contagem/MG, Belo Horizonte/MG, Divinópolis/MG, Uberlândia/MG, São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC e estamos prospectando ações também eu outros municípios, sempre em parceria com as Instituições de Ensino Superior do grupo Anima Educação.
Linhas de atuação
Apoio a idosos em isolamento
Com a pandemia, adaptamos as atividades da Universidade Aberta à Pessoa para o on-line e fizemos um processo de escuta entre os idosos atendidos. Nesse mesmo contexto, desenvolvemos o Plenitude 60+ é um núcleo de comunicação voltado para idosos, que tem como objetivo produzir vídeos, textos, podcasts e posts que promovam a autonomia dos idosos.
Conheça a atuação do Plenitude 60+ acompanhando os conteúdos da nossa página no Facebook.
Escola da Maturidade
Desde 2014, a Universidade Aberta à Pessoa Idosa ganhou envergadura e passou a ser gerida pelo Instituto Ânima em parceria com as Instituições de Ensino da Ânima Educação, a fim de fornecer conhecimentos para seu bem-viver, desenvolvimento e defesa de direitos.
As atividades são realizadas pelos alunos de graduação de cursos de diferentes áreas do conhecimento, como extas, humanidades, saúde, tecnologia entre outras.
A Escola da Maturidade, um dos núcleos de atuação do Programa em Belo Horizonte, é financiada pelo Fundo do Idoso do Município, por meio do apoio de empresas como BB Seguros, Atacadão, Catho, Cielo, ISA CTEEP, Mercantil do Brasil, Uber e VLI. O projeto oferece cursos e oficinas em diferentes áreas como cultura, saúde e línguas, além de ser um espaço de socialização e convivência de idosos.
Pessoas de 60 anos ou mais e que possuí WhatsApp, podem fazer parte através das inscrições pelo link abaixo ou pelo telefone:
Link: http://gg.gg/EscolaMaturidadeInscricao
Telefone: 4003-3126
Todas as atividades são gratuitas e foram formatadas na modalidade a distância por conta da pandemia.
Núcleo de Apoio ao Idoso em Situação de Violência
Seguindo a linha de atendimento à população 60+, o Instituto Anima lança o Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa em Situação de Violência, tendo como parceiros: o Conselho Municipal do Idoso, a Delegacia de Proteção ao Idoso, Coordenadoria do Idoso e Defensoria Pública; profissionais do CRAS, CREAS, o SUS e de outros programas sociais. O Núcleo conta com uma equipe de profissionais dos cursos de Direito, da Psicologia e do Serviço Social, formada por professores e alunos bolsistas que atendem por meio de ligações as demandas dos idosos.
Esta equipe está preparada para o acolhimento dos idosos, seus familiares, amigos, pessoas que querem conversar sobre a violência contra esse público, em uma perspectiva de entender a realidade revelada, objetivando construir outra realidade livre de violação contra os direitos da pessoa idosa e, desta forma, contribuir para uma cultura que respeite as peculiaridades desta etapa da vida.
Em parceria com os órgãos públicos e de controle social espera-se contribuir para a criação de uma sociedade livre da violência contra idosos. A defesa é por um trabalho interinstitucional e interdisciplinar no tratamento desta complexa realidade.
Se precisar de apoio ou acolhimento ligue para o telefone: 4003-3126