Pesquisas sobre inovação no Ensino Superior

Esse prêmio é uma iniciativa do Instituto Ânima para estimular o desenvolvimento de pesquisas realizadas pelos docentes na temática da Inovação no Ensino Superior, dentro das diversas áreas do conhecimento, nas instituições de ensino do Grupo Ânima.

Linhas de Pesquisa

Hibridização do Ensino

O ensino híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da Educação do século XXI. Podemos entende-lo como uma experiência de aprendizagem integrada, que ocorre parte online e parte presencialmente. Nas etapas online, o aluno aprende controlando seu tempo, o lugar onde quer estudar, conteúdo que ele quer acessar e ritmo de aprendizagem. Já a experiência de aprendizagem presencial ocorre em um espaço físico, sob supervisão de um professor.

Metodologias

Definir metodologias de aprendizagem a serem adotadas em sala de aula requer que o professor faça escolhas com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos. Metodologias de ensino aprendizagem eficazes promovem engajamento, significação dos conteúdos e equidade em sala de aula. Por isso, é muito importante que pesquisas sejam desenvolvidas nessa linha para que metodologias inovadoras e assertivas sejam propostas pelos nossos professores.

Práticas Inclusivas

Estratégias, atividades e processos de promoção da igualdade de oportunidades e participação de minorias sociais no ensino superior com equidade educativa e diversidade cultural. As pesquisas dessa linha devem ampliar a cultura de cooperação e de interajuda entre os estudantes a fim de:

• Combater as barreiras que se colocam à aprendizagem e à participação de todos, independentemente das suas singularidades pessoais e sociais, como raça, etnia, deficiência, gênero, entre outras;

• Promover a permanência desses estudantes na instituição;

• Contribuir para a atuação acadêmica mais participativa e autônoma dos sujeitos;

• Promover a inclusão por meio da acessibilidade.

Processos Avaliativos

Avaliação como uma investigação de processos, posturas e produtos que possam indicar os resultados de aprendizagem. O que requer o uso de técnicas e instrumentos coerentes com os objetivos de aprendizagem delineados e associados às experiências de aprendizagem oportunizadas aos estudantes. Nessa perspectiva, nessa linha de pesquisa discutimos, para além da avaliação somativa, a avaliação formativa, fundamentada por alguns preceitos, como: zona de desenvolvimento proximal, erro na perspectiva construtiva, dialogicidade, feedback, autonomia e autorregulação.

Protagonismo do Aluno

Considerar o aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem pressupõe uma prática docente atenta para entender como os alunos se desenvolvem e como é possível apoiá-los nesse processo. Essa linha de pesquisa é sobre o ensino centrado no aluno e abordagens que exijam que os alunos pensem, analisem, solucionem problemas que façam sentido sobre o que aprenderam. Os objetivos de aprendizagem devem ser definidos de maneira coerente com o currículo. As atividades devem desenvolver e demonstrar a compreensão dos alunos, com feedbacks contínuos que os auxiliem a se autorregular e avançar nas suas compreensões.

Projetos de Pesquisa em andamento

  • (Des) Apontando Estudos: conferência da divulgação de notícias sobre ciência em grandes veículos de informação
  • “Isso já sei fazer, e faço melhor” – Desafios do ensino e aprendizagem das técnicas de jornalismo à geração que chega ao ensino superior já produtora de conteúdo
  • A construção do conhecimento nos cursos de gestão do UniBH: estimulando o protagonismo e o engajamento dos alunos
  • A experiência de aprendizagem integrada do ensino híbrido: o aluno protagonista e parceiro do professor
  • Aprendizagem baseada em animações: uma forma dinâmica, interativa e ativa de aprender Fisiologia
  • Aprendizagem por interdisciplinaridade: da estruturação de um conceito à criação de uma plataforma digital interativa
  • Gamificação no ensino de uma disciplina teórica do curso de graduação em Engenharia Civil
  • Modelo Pentágono de Inovação para o Ensino Híbrido
  • Os 3M da Aprendizagem
  • Realidade aumentada para interação entre os alunos, os conteúdos e o campus

Com financiamento do Instituto Ânima, o prêmio é realizada em parceria com Centro Universitário UniBH (MG), Centro Universitário UniSociesc (PR/SC), Centro Universitário Una (MG/GO) e Universidade São Judas Tadeu (SP).