Novos tempos pedem por novas soluções de ensino e aprendizagem.

O programa educacional EduLab tem como objetivo promover a inclusão social de jovens em zonas de vulnerabilidade, desenvolver habilidades essenciais para a vida adulta, além de sua inserção no mercado de trabalho.

Por meio de uma educação prática, inovadora e humana, desenvolvemos oficinas e criamos ambientes de aprendizagem criativos e envolventes. Com uma aprendizagem baseada em projetos de impacto, o programa EduLab incentiva a aplicação da cultura maker e utiliza metodologias centradas no estudante, que proporcionam uma aprendizagem significativa.

BENEFÍCIOS:

– Desenvolvimento de competências para o século 21 como: empatia, trabalho em equipe, colaboração, criatividade, comunicação e protagonismo.

Incentiva e auxilia na elaboração de projetos de impacto positivo para suas comunidades, estimulando a responsabilidade social.

Promove o aprimoramento de processos criativos, além da ocupação e percepção do espaço escolar.

Desenvolvimento de princípios democráticos na convivência em grupo.

AÇÕES:

Por meio de um processo exploratório e criativo, os estudantes são protagonistas da construção do conhecimento de forma significativa. As metodologias inovadoras como PBL (Problem Based Learning), Creative Learning, entre outras, proporcionam as seguintes ações:

– Empatia: Oficinas e dinâmicas voltadas ao entendimento do pensamento em coletivo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.


– Prototipação: Incentivo ao trabalho em equipe, oficinas de programação, iniciação em impressoras 3D e laser.



– Ideação: Oficinas focadas em criatividade, resolução de problemas reais da comunidade e desenvolvimento pessoal.



– Apresentação: Oficinas de desenvolvimento de oratória e apresentação dos resultados.

Estrutura do Programa

  • Metodologia PBL – Problem Based Learning

  • Aprendizagem criativa

  • Recursos tecnológicos

  • Design Thinking

  • Cultura Maker

Metodologia PBL – Problem Based Learning

É um método de aprendizado prático, centrado no aluno, e que tem o problema com elemento motivador do estudo.

Aprendizagem criativa

Conceito de Seymour Papert, do MIT Media Lab, considera que o aluno terá um aprendizado mais efetivo se ele estiver engajado na construção desse conhecimento e se o mesmo for significativo para ele.
Os princípios norteadores desse conceito são difundidos como os 4 Ps da Aprendizagem Criativa: Project (aprender com projetos), Passion (produção de sentido), People (aprender em pares) e Play (aprender com a diversão).

Recursos tecnológicos

Inserem o aluno em um contexto de aprendizagem tecnológica, colocando-os em contato com fabricação digital, processos presentes na indústria 4.0.

Design Thinking

É inserido como metodologia de desenvolvimento de projetos com os participantes. Seus pilares permitem o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e experimentação. O contato com as competências se dá na atividade prática, enquanto se realiza o projeto.

Cultura Maker

É o vetor que insere o jovem no mundo tecnológico e na cultura do fazer criativo, mão na massa, incentivando o protagonismo, essencial para que o aluno continue aprendendo mesmo fora da escola.

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