Novos tempos pedem por novas soluções de ensino e aprendizagem.
O programa educacional EduLab tem como objetivo promover a inclusão social de jovens em zonas de vulnerabilidade, desenvolver habilidades essenciais para a vida adulta, além de sua inserção no mercado de trabalho.
Por meio de uma educação prática, inovadora e humana, desenvolvemos oficinas e criamos ambientes de aprendizagem criativos e envolventes. Com uma aprendizagem baseada em projetos de impacto, o programa EduLab incentiva a aplicação da cultura maker e utiliza metodologias centradas no estudante, que proporcionam uma aprendizagem significativa.
BENEFÍCIOS:
– Desenvolvimento de competências para o século 21 como: empatia, trabalho em equipe, colaboração, criatividade, comunicação e protagonismo.
– Incentiva e auxilia na elaboração de projetos de impacto positivo para suas comunidades, estimulando a responsabilidade social.
– Promove o aprimoramento de processos criativos, além da ocupação e percepção do espaço escolar.
– Desenvolvimento de princípios democráticos na convivência em grupo.
AÇÕES:
Por meio de um processo exploratório e criativo, os estudantes são protagonistas da construção do conhecimento de forma significativa. As metodologias inovadoras como PBL (Problem Based Learning), Creative Learning, entre outras, proporcionam as seguintes ações:
– Empatia: Oficinas e dinâmicas voltadas ao entendimento do pensamento em coletivo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
– Prototipação: Incentivo ao trabalho em equipe, oficinas de programação, iniciação em impressoras 3D e laser.
– Ideação: Oficinas focadas em criatividade, resolução de problemas reais da comunidade e desenvolvimento pessoal.
– Apresentação: Oficinas de desenvolvimento de oratória e apresentação dos resultados.
Estrutura do Programa
Metodologia PBL – Problem Based Learning
É um método de aprendizado prático, centrado no aluno, e que tem o problema com elemento motivador do estudo.
Aprendizagem criativa
Recursos tecnológicos
Inserem o aluno em um contexto de aprendizagem tecnológica, colocando-os em contato com fabricação digital, processos presentes na indústria 4.0.
Design Thinking
É inserido como metodologia de desenvolvimento de projetos com os participantes. Seus pilares permitem o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e experimentação. O contato com as competências se dá na atividade prática, enquanto se realiza o projeto.
Cultura Maker
É o vetor que insere o jovem no mundo tecnológico e na cultura do fazer criativo, mão na massa, incentivando o protagonismo, essencial para que o aluno continue aprendendo mesmo fora da escola.